Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

GreenBoots: as botas feitas com pneus reciclados que vão de Leiria até Moscovo

Mäyjo, 17.02.14

GreenBoots: as botas feitas com pneus reciclados que vão de Leiria até Moscovo (com VÍDEO)

 

No Norte do País está o grosso da indústria portuguesa de calçado, mas é de Leiria que chega a GreenBoots, uma marca de calçado feito à mão e que utiliza, entre outras matérias-primas, a borracha reciclada dos pneus, que é trabalhada e transformada em solas.

O projecto de Pedro Olaio, de 44 anos, Luís Lourenço (48) e Inês Cunha (37) ainda está a dar os primeiros passos, mas o futuro parece risonho para a marca que aposta na sustentabilidade e fabrico à mão para se diversificar no mercado.

“As botas utilizam borracha de pneu reciclado e fazemos o aproveitamento de vários restos e desperdícios [da indústria], como as palmilhas de pele. A GreenBoots não é apenas o nome, demonstra também o cuidado que temos com o ambiente”, explicou ao Economia Verde o designer e gestor comercial, Pedro Olaio.

Na verdade, as GreenBoots não são mais do que uma tradição recuperada, apesar da marca ter sido lançada no início de 2013. “Fomos buscar às origens o que já era utilizado antigamente – as solas [são feitas de pneu reciclado]. Agora, elas são ainda mais resistentes e confortáveis. Depois, basta reinventar a história”, frisa o designer.

A génese da marca está em 1955, na fábrica do mestre José Rodrigues. É deste tempo que vem a arte de fabricar as actuais GreenBoots. As botas são fabricadas à mão por artesões de uma fábrica da Benedita, às portas de Leiria, e já chegaram às lojas de Moscovo (Rússia), Londres (Reino Unido) ou Roma (Itália).

Em Portugal, as GreenBoots já se vendem em algumas lojas, podendo também serencomendadas através de internet. O preço, porém, não é para todos: algumas botas podem custar entre €90 e €150.

 

 

in: Green Savers